Pastoral

Pastoral

  • A Pastoral
  • Proposta
  • Depto. ação social
  • Depto. ensino religioso
  • Depto. catequético
  • Depto. celebrativo
  • Grupo de jovens
    • - Maranata
    • - ASA
  • Projeto Voluntariado
  • Coração inquieto
  • Equipe

A Pastoral

De início, poderíamos perguntar: o que é Pastoral? Qual seu objetivo em um Colégio Católico, cujo orientação espiritualidade é Agostiniana? Podemos, assim dizer, que a Pastoral, faz-se necessária em Colégio Confessional, pois caminha junto com alunos, famílias e funcionários, tendo como meta a expressão de Fé em Cristo Jesus, nosso Bom-Pastor. Assim, o objetivo essencial da Pastoral é fazer-se presente na caminhada da Igreja na vida acadêmica para o processo evangelizador dos seus integrantes.

Se a Pastoral é um “braço” da vivência eclesial na vida acadêmica, temos como missão unir nossos funcionários, alunos e sua família para melhor instruí-los diante de uma sociedade tão fragilizada. Contamos, assim, com a presença e ajuda de todos em prol de um mundo mais forte e humanizador, tendo como ponto de partida Jesus Cristo.

Santo Agostinho foi um homem comum, histórico, real, que viveu a diversidade antes e depois de sua conversão ao cristianismo. Intelectual e cheio de indagações, só encontrou a tranquilidade após fazer a experiência de fé. Inquietou seu coração após se encontrar com Cristo que estava dentro de si mesmo e não nas coisas externas, orientado pela ajuda fraterna do Bispo Santo Ambrósio.

Assim sendo, a Pastoral do Colégio Agostiniano São José não pensa diferente. Ela quer ser presença no meio de todos, principalmente de nossos alunos para que, assim como Santo Ambrósio foi à luz de Cristo para Santo Agostinho, a Pastoral quer ser luz do mundo e sal da terra para que tenhamos seres humanos mais sensíveis à realidade que vivem.

Desejamos, com nossas atividades, estimular os alunos na vivência de fé pela formação na catequese, por meio dos grupos de jovens, dos encontros Coração Inquieto.

Propostas

"O Evangelho é o anúncio do amor de Deus, nos chama a participar da sua vida. A nova evangelização, portanto, é isto: conscientizar-se do amor misericordioso do Pai para que nos tornemos, também nós, instrumentos de salvação para os nossos irmãos." ( Papa Francisco)

A Pastoral do Colégio Agostiniano São José tem por meta os princípios:

  • da Escola em Pastoral;

  • do respeito às individualidades e à diversidade;

  • da opção preferencial pelos jovens e pelas crianças;

  • da abertura ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso;

  • do trabalho de equipe e do associacionismo;

  • da articulação da Juventude e do planejamento participativo;

  • do protagonismo juvenil.

A Pastoral organiza-se por meio de departamentos, contando, em cada um deles, com uma equipe capacitada e disponível para o desenvolvimento das atividades próprias de cada um dos setores, assim distribuídos:

  • Departamento de Ação Social

  • Departamento de Ensino Religioso

  • Departamento Catequético

  • Departamento Celebrativo

  • Departamento Formativo

Departamento de ação social

Motivados pelas palavras de Santo Agostinho: "Se vês a caridade, vês a trindade", os alunos do Colégio Agostiniano São José trabalham em prol da comunidade, por meio de ações que visam ao bem comum. Buscamos propiciar aos nossos educandos o contato com a realidade das instituições sociais. São promovidas campanhas para arrecadação de doações de alimentos, roupas e afins, muitas delas motivadas e lideradas pelos próprios educandos, com o intuito de levá-los a um olhar atento às mais diversas realidades carentes. Neste sentido, o Papa Francisco nos recorda: "O importante não é olhá-los de longe, ou ajudá-los de longe… Não! É ir a seu encontro; isto é cristão! É isto que nos ensina Jesus: ir ao encontro dos necessitados, assim como Ele ia ao encontro do povo".

Departamento de ensino religioso

Com as aulas de Ensino Religioso, enquanto área de conhecimentos, estabelecemos os seguintes princípios:

– Favorecer ao aluno o conhecimento sobre os elementos básicos que compõem os fenômenos religiosos, a partir do seu contexto sociocultural.

– Destacar os valores morais como subsídios importantes para o crescimento pessoal e social de cada indivíduo.

– Proporcionar vivências que sirvam para aprofundar o significado dos valores e princípios éticos cristãos para a vida.

– Salientar a pluralidade da vida e o fato da interdependência como condições próprias ao nosso meio e ao nosso viver.

– Promover situações que possam auxiliar na reelaboração e aprofundamento de conceitos significativos ao bem viver.

– Ressaltar a necessidade de se conhecer melhor a doutrina, ensinamentos, a Igreja, enfim, a religião que professa.

– Provocar situações e vivências que auxiliem no desenvolvimento do sentimento de amor ao próximo, e à tolerância para com o diferente.

– Fazer perceber que a paz, a justiça, o amor e a solidariedade são frutos de uma luta diária que começa no interior de cada um de nós.

– Ressaltar que o sentido da vida e a felicidade não consistem apenas na busca e realização de desejos materiais, mas em cultivar sentimentos que dão alívio às inquietações mais profundas da existência.

– Desenvolver a capacidade reflexivo-crítica aguçando a razão e demais dimensões humanas para uma visão mais abrangente do mundo.

Departamento catequético

Por meio dos sacramentos da iniciação cristã – Batismo, Eucaristia e Confirmação – é que são lançados os alicerces de toda a vida cristã. No Colégio são oferecidos pela Pastoral, encontros de formação para a Crisma, que prepara também, caso o aluno ainda não tenha, para os sacramentos do Batismo e da Eucaristia. Os encontros acontecem quinzenalmente, fazendo com que o crismando possa estar em contato com a sua fé, fortalecido pelo Espírito Santo, e buscando, por meio de seus ensinamentos, viver na fé, na caridade e no amor.

Departamento celebrativo

Toda a comunidade educativa (alunos, funcionários e famílias) é convidada a celebrar a vida, a viver a espiritualidade cristã por meio da oração pessoal e comunitária, sempre em observância ao que é proposto no calendário litúrgico ou letivo.

Maranata

O colégio Agostiniano São José, tem formado pelos alunos do 9º Ano e Ensino Médio, o Grupo Maranata, uma expressão de origem Aramaica que, na tradução para a língua portuguesa, tem um significado semelhante a "vem, Senhor" ou "nosso Senhor vem".

​O Maranata é um espaço que o jovem tem para discutir sob uma ótica católica temas do cotidiano entre outros assuntos que proporem, com dinâmicas, oração, tudo isso com um jeito jovem de ser.

Os jovens se encontram quinzenalmente as sextas-feiras das 14h30 às 15h30 e nas quartas-feiras realizamos juntos um momento de oração no segundo intervalo na Capela da Unidade II.

ASA

O Grupo de Perseverança A.S.A. (Amigos de Santo Agostinho) é constituído por pré-adolescentes cristãos (dos 6ºs e 7ºs anos), que estão na caminhada da Igreja e já realizaram os dois primeiros sacramentos da Iniciação Cristã (Batizado e Primeira Comunhão). Para não desanimarem na fé, estes são convidados a participar dos encontros e, assim, manterem-se firmes e persistentes na vida cristã.

Projeto Voluntariado

O Colégio Agostiniano São José, juntamente com o Departamento Pastoral, passa a desenvolver o Projeto Voluntariado Educativo. Esta atividade opcional inicia-se no nono ano do Ensino Fundamental com término na 2ª série do Ensino Médio. A certificação será concedida para os alunos que tenham 75% de presença nas atividades desenvolvidas. Além de aumentar o reconhecimento da importância do trabalho voluntário nos diversos setores sociais, promove o crescimento quantitativo e qualitativo do voluntariado jovem, a fim de contribuir para o desenvolvimento social do aluno.

Coração inquieto

O "Coração Inquieto" é um projeto desenvolvido pelo Colégio Agostiniano São José visando à formação humana dos nossos alunos. Trata-se de um retiro espiritual. Assim como Jesus se retirou ao Monte das Oliveiras para elevar seus pensamentos a Deus (cf. Lc 22,39), nossos jovens são convidados a passar um fim de semana voltados para a sua interioridade. No Encontro acontecem palestras, dinâmicas de grupo e vivências com o objetivo de levá-los a uma experiência de encontro pessoal com Deus. A atividade acontece semestralmente, desde 1999.

Equipe

Coordenadora de Pastoral

Mariana Tellini Potenza

Agente de Pastoral

Marcelle Patussi

Thiago Kodel Augusto

Vinicius Figueiredo Graça

Pastoral