• Sobre
  • Equipe
  • Proposta pedagógica
  • Agende uma visita

Ensino Médio

Confira o vídeo do segmento

Horário de aulas

Alunos

1ª, 2ª e 3ª série:

7h30 às 14h15

Nossos Espaços

Acesse

Objetivo geral

No Ensino Médio do Colégio Agostiniano São José, o aluno consolida e aprofunda o conhecimento adquirido durante a sua vida escolar, entrando em contato com novos desafios e experiências, como:

  • A disciplina Projeto de Vida e Empreendedorismo, que contribui com o desenvolvimento das habilidades comportamentais que serão exigidas na vida pessoal e profissional.

  • Curso com aulas avançadas nas disciplinas de Química, Física e Matemática, trazendo ao aluno um aprofundamento do conteúdo e proporcionando condições de participar das Olimpíadas do Conhecimento.

  • Curso de Espanhol que possibilitará ao aluno ter um conhecimento intermediário da Língua Espanhola, apropriando-se dos aspectos culturais que envolvem a aprendizagem desse idioma.

  • Itinerários Formativos em Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, visando consolidar e aprofundar a aprendizagem de conteúdo.

  • Curso de Aprofundamento em Linguagens o qual proporcionará um estudo dirigido das estruturas sintático-semânticas da Língua Portuguesa bem como o desenvolvimento de repertório cultural. A disciplina visa consolidar as competências e habilidades necessárias tanto para a formação geral do aluno quanto para obter o melhor desempenho nos vestibulares.

Alinhando conteúdo, ambiente acolhedor, métodos inovadores, tecnologia e um corpo docente completamente preparado, o Ensino Médio do Colégio Agostiniano São José prepara seus alunos para a vida.

Alunos
Alunos

Diferenciais

  • Professores altamente qualificados, atualizados e com experiência nos diversos formatos de ensino;

  • Orientadores Educacionais por série;

  • Atendimento de Orientação Psicológica;

  • Cursos de Aprofundamento e Aprimoramento;

  • Aulas extras;

  • Simulados;

  • Diversas plataformas educacionais;

  • Visitas monitoradas às faculdades;

  • Palestras com profissionais de referência no mercado.

Informações

Início: Março/2019

Término: Dezembro/2019

Alunos

Horário das aulas:

14:30 às 18:20

20 horas/aula semanais 2ª a 5ª

Carga horária

  • 03 aulas de Português

  • 03 aulas de Matemática

  • 03 aulas de Física

  • 03 aulas de Química

  • 02 aulas de História

  • 02 aulas de Geografia

Previsão de turmas

Quantidade de alunos por sala: Máximo de 90 alunos (auditório da unidade II)

Investimentos

O curso é inteiramente gratuito e só podem participar alunos do Colégio.

O aluno terá somente o custo do material.

Objetivo geral

Esse projeto visa Sistematizar o conteúdo do Ensino Médio por meio de aulas eletivas no período vespertino do CASJ, com o objetivo de aumentar, ainda mais, os ìndices de aprovação nos vestibulares das universidades estaduais e também as notas do ENEM.

Alunos
Alunos

Objetivos específicos

  • Aprofundar os conteúdos do Ensino Médio por meio de exercícios e aulas expositivas.

  • elencar os conteúdos mais frequentes nos exames vestibulares

  • Treinar os alunos das 3as séries nos mais variados formatos de provas das universidades públicas de São Paulo.

  • Oferecer disciplinas interdisciplinares que contemplem as demandas da segunda fase da Fuvest e também das questões de múltipla escolha do Enem.

Equipe

Diretor

Eduardo Flauzino

Gerente Administrativo

Vagner de Oliveira Garcia

Coordenador Pedagógico

Márcio Roberto de Lima / marcio.lima@casj.com.br

Orientadores Pedagógicos

1º série - Mariana Tellini Potenza / mariana.potenza@casj.com.br

2ª Série - Roger Augusto Ikemori Yamaguishi / roger.yamaguishi@casj.com.br

3ª Série - Felipe Silva Moysés / felipe.moyses@casj.com.br

Departamento de Psicologia Educacional

Solange Tahira

Proposta pedagógica

O Ensino Médio do Colégio Agostiniano São José, inseriu em sua Matriz Curricular às exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõem uma educação voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades, além de possibilitar aos alunos escolher parte de sua formação acadêmica. Assim, por exemplo, surgiu a disciplina “Projeto de Vida e Empreendedorismo”, cujo objetivo é capacitar os alunos, por meio da construção de conhecimentos e valores, à reflexão sobre o projeto de vida, carreiras e profissões, práticas empreendedoras e processos decisórios.

Dentro das exigências da BNCC, na Matriz Curricular do São José, destacam-se os Itinerários Formativos, que são conhecimentos ofertados pela instituição na forma de disciplinas Eletivas, que flexibilizam a organização curricular do Ensino Médio, pois possibilitam aos estudantes escolher parte de sua formação acadêmica. Neste sentido, foi ofertado para os alunos disciplinas Eletivas de Ciências da Natureza, Ciências Exata e Ciências Humanas, proporcionando aos estudantes a possibilidade de construir seus projetos de vida e se integrar, de forma autônoma, na sociedade e no mundo do trabalho.

A grade curricular do Ensino Médio, além de estar em sintonia com as novas demandas da BNCC, que propõem o desenvolvimento de competências e habilidades e que permitem aos alunos autonomia para a construção de parte de sua formação acadêmica, também contempla os conteúdos cobrados no Enem e nas renomadas Universidades públicas e privadas.

Desse modo, ao longo das séries, ao mesmo tempo em que os alunos aprofundam seus conhecimentos em preparação para o vestibular, eles desenvolvem seus projetos de vida. Com isso, o Colégio São José adota práticas focadas no desenvolvimento humano e na preparação dos estudantes para enfrentar o vestibular, o que reforça o seu compromisso de promover uma educação integral, de qualidade e humanizada.

Alunos

Orientação Educacional

A estrutura pedagógica do São José é excelente. Em cada série do Ensino Médio destaca-se a presença dos Orientadores Educacionais, que realizam um acompanhamento personalizado, pois são responsáveis pela disciplina, pela supervisão e acompanhamento do rendimento escolar dos estudantes e pelo contato entre a Escola e as famílias. Os Orientadores acompanham individualmente os alunos, ajudando-os a encontrar o método e o tempo mais adequado de estudo, a escolha das melhores graduações e Universidades, conforme o projeto de vida de cada um e organizam as visitas monitoradas às Universidades públicas e privadas, dentre outros encaminhamentos.

Psicólogo Educacional

Nossa psicóloga educacional, Solange Tahira, realiza atendimentos aos nossos alunos em duas vertentes:

  • PREVENÇÃO: orientar o aluno em determinada situação que ele considere difícil de entender, enfrentar ou resolver sozinho. O atendimento é um local seguro, para que o aluno possa expressar o que sente, pensar em suas ações e como agir, diante de situações que o incomodam. O aluno tem total liberdade de buscar o atendimento ou pode ser indicado pela equipe de professores e orientadores. Quando é identificada a necessidade, o aluno e família são orientados e encaminhados para um diagnóstico ou tratamento com profissional específico.

    ORIENTAÇÃO: a adolescência é repleta de desafios, dúvidas, ansiedades, medos, expectativas em relação à escolha profissional, o futuro e ao mesmo tempo é uma fase de transição para vida adulta. O espaço de orientação psicológica contribui com o desenvolvimento da autonomia e do amadurecimento do aluno, ajudando-o a compreender a importância das suas atitudes, das suas escolhas e as consequências positivas e negativas de suas ações.

Alunos

“CASJ Visita”

O projeto “CASJ Visita” surgiu com o objetivo de proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de conhecer as grandes universidades antes da realização do vestibular, por meio de uma visita monitorada. Os alunos terão acesso à infraestrutura do campus, à proposta pedagógica das instituições de Ensino Superior, e poderão conversar com os professores e os coordenadores, esclarecendo as dúvidas sobre a Grade Curricular das graduações e trocar experiências com os universitários.

Por isso, aos sábados e, às vezes, no contraturno das aulas, os alunos do São José são acompanhados pela Orientação Educacional a uma visita monitorada às mais renomadas Faculdades e Universidades públicas e privadas de São Paulo e de seu entorno, o que contribui para uma das mais importantes e difíceis escolhas dos alunos: a instituição em que irão cursar a graduação de seus sonhos.