Ensino Médio

Preparando para o futuro

Ensino Médio

No Ensino Médio, o aluno consolida e aprofunda todo o conhecimento adquirido durante a sua caminhada acadêmica. Por isso, na 1ª série, principalmente no primeiro semestre, o aluno recebe uma fundamentação acadêmica que visa aparar arestas e revisar conceitos. O objetivo é dar condições de o aluno receber, no segundo semestre e na 2ª série, a maior concentração de conteúdos do Ensino Médio. E, nesse sentido, a plataforma adaptativa Geekie presta um serviço de suporte tanto para aluno quanto para professor, agilizando o processo do primeiro semestre. Na 3ª série, o conteúdo dos componentes curriculares vai sendo encerrado e acontece a revisão, momento importante, que dispensa o aluno de um curso preparatório para os vestibulares.

É nessa fase que se inicia a preparação para o mercado de trabalho. Para que os alunos consigam se adaptar a todas as mudanças que esse período da vida proporciona e ainda continuem crescendo no ambiente estudantil de modo que vençam o vestibular da melhor maneira possível, o Colégio elaborou processos próprios de ensino, que se revelaram de grande eficiência e cuja principal característica é a de estimular o interesse do aluno em se aprofundar de forma contínua e crescente nos conteúdos curriculares e suas especificidades, além de perceber na proposta a agregação de valores à sua trajetória profissional e de vida.

Para tanto, o aluno conta com professores especialistas, material didático com questões pertinentes a vestibulares e temas geradores das universidades federais e estaduais como UNICAMP e USP que são atualizados periodicamente. No Colégio, desde cedo, o estudante já tem um aparato que o ajudará no processo de discernimento e aprofundamento para uma escolha desafiadora que é o ingresso em uma excelente universidade. O aluno irá compreender e se inserir nesse universo acadêmico com teoria e prática.

É, durante esse período de transição e preparação, que nossos alunos precisam de um suporte educacional de eficiência, que atenda às necessidades de cada um. Por essa razão, oferecemos aulas de qualidade com profissionais capacitados, nas quais os estudantes são preparados para obterem um ótimo desempenho nos vestibulares, permitindo-lhes uma pré-avaliação, postura ética e conhecimento para realização dessas provas seletivas.

Tendo em vista uma agenda específica para essa fase da vida escolar, elaboramos um calendário de projetos e atividades complementares, anexo a este documento, que atendem às necessidades de nossos alunos. Além do calendário, estão anexas as propostas e o planejamento de cada projeto, seguindo as competências e habilidades requisitadas nos vestibulares de ponta e no ENEM. Contudo, devido à dedicação que o planejamento desses projetos exige, não constam, neste documento, os objetivos dos projetos de interpretação textual e técnica de redação, os quais seguirão anexos posteriormente.

Horário de Aulas

Das 7h às 14h.  – Aulas Regulares

Das 15h às 16h30min.  – Atividades Diferenciadas

Objetivos dos Projetos


Oficina Integrada Matemática e Física

Aprofundamento de Física

natureza e sociedade

Oficina Integrada História e Geografia

Análise Literária

Leitura Fílmica


Oficina Integrada Biologia e Geografia

Curso de Espacialidade (Matemática e Geografia)

Oficina Física

Oficina Integrada Química e Biologia

matemática

Aprofundamento de Biologia

Proposta pedagógica

Com vistas ao aprimoramento das competências e habilidades dos nossos alunos do Ensino Médio em face das exigências e desafios lançados pelos grandes exames e vestibulares de ponta, o Colégio Agostiniano São José desenvolveu, em seu currículo de atividades extras, projetos temáticos e integrados, fomentados por estratégias criteriosamente planejadas pela equipe técnico-docente, proporcionando aos nossos alunos a garantia de estarem à frente e prontos para avaliações.

A prática do aprofundamento do conhecimento, uma constante na estrutura das aulas regulares do Ensino Médio do Colégio, encontra, nas atividades extras, seu ponto de partida e nas Simulações de Provas, sua atestação.

NOSSO TRABALHO

Os alunos têm trabalhado, no Projeto Atualidades, os diversos acontecimentos do cotidiano abertos em forma de construção-reflexão junto ao professor. Esse tratamento da informação possibilita aos nossos alunos uma ótica dimensionada canalizando à criticidade e à capacidade de posicionamento frente às circunstâncias do nosso entorno.

Essa bagagem cultural solidifica o repertório dos alunos, proporcionando subsídios aoProjeto de Laboratório de Redação. Prática da produção escrita, o projeto instrumentaliza os alunos e os capacita tecnicamente à construção da estrutura textual nos diversos gêneros, tornando possível ao aluno operacionalizar com recortes temáticos e com as coletâneas textuais.

Temas como: problemáticas atuais referentes à saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia são contempladas de forma contextualizada e dinâmica no Projeto Bioquímica, mediante a promoção de debates, exercícios, reflexões críticas e práticas de laboratório. Para esse Projeto, foram planejados temas geradores que integram aspectos biológicos e químicos com o intuito de aprimorar nos estudantes a percepção interdisciplinar dos saberes científicos e tecnológicos fundamentais àcompreensão eficaz das Ciências da Natureza e suas relações com as enunciações exigidas pelas avaliações.

O estudo global das escolas literárias e suas características aplicadas de forma vivaz no interior das obras literárias clássicas são matéria-prima do projeto Análise Literária.

A criação de oportunidades pedagógicas de aprendizagem mais significativas, a fim de viabilizar a apropriação de uma visão global do conhecimento para a vida, compõe o objetivo do Projeto Integrado: Matemática, Física, Biologia e Língua Portuguesa.  Os alunos desenvolvem, no projeto, um repertório de competências pelo domínio da articulação com as intersecções das áreas e de que maneira a indícios de uma desvenda enigmas da outra.

As primeiras séries do Ensino Médio são convidadas à participação em aulas de Apoioque tratam da solidificação dos fundamentos de modo a viabilizar futuros aprofundamentos, construções e reconstruções do conhecimento.

Todas as séries têm à sua disposição Plantões de Dúvidas que suprem eventuais necessidades de esclarecimento individualizado junto aos profissionais.

Ao mesmo tempo em que fortalecem os fundamentos, os alunos das primeiras séries participam de oficinas de Orientação para o Estudo, ministradas pelo Serviço de Orientação Educacional do Colégio em que estratégias de condução do estudo e técnicas para aprimoramento das competências e habilidades são abordadas para instrumentalizar os alunos na em suas rotinas escolares. Esse projeto recebe do Departamento da Pastoral do Colégio importante direcionamento quanto à postura e convivência harmoniosa no ambiente escolar, importante contribuição à formação humana de nossos alunos.

Todas as abordagens efetivadas pelas aulas extras, associadas ao currículo desenvolvido nas aulas regulares têm um termômetro de sedimentação mensurado por importantes momentos: provas periódicas que ‘simulam’, em situações reais, a checagem dos conteúdos e tratamento com situações avaliativas: organização do tempo e espacialidade física (trabalho diferenciado realizado pelos profissionais de Educação Física); posicionamento frente ao material linguístico, estratégias e dinâmica de leituras, associações e decisões.

Equipe

Diretor   

Padre Javier García Martínez

Vice Diretora

Maria Aparecida Pedro Bom de Moura Florêncio

Gerente Administrativo

Vagner de Oliveira Garcia

Coordenadores Pedagógicos

Karina Martins Mendonça – Educação Infantil

Patricia Chelotti – Ensino Fundamental 1ª Fase

André Condes Ferreira – Ensino Fundamental 2ª Fase

Douglas da Silva Tinti – Ensino Médio

Orientadores Educacionais

Carin Amanda Reis Silva

Edson Francisco de Oliveira

Maria de Fátima de Jesus Diniz Furriel

Calendário

CALENDÁRIO 2016

Localização

UNIDADE I

11 3465.5200

Rua Marquês de Abrantes, 365
São Paulo - CEP 03060-020

UNIDADE II

11 3465.5201

Rua Herval, 1019/1029
São Paulo - CEP 03062-000

UNIDADE III

11 2292.5907

Rua Antonio Teixeira, 53
São Paulo - CEP 03060-023

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Homenagem: Padre Serafín Martínez Gutiérrez

Padre Serafín Martínez Gutiérrez
(12/10/1925 – 04/11/1995)

Prefeitura do Município de São Paulo – Gabinete do Prefeito

Dispõe sobre denominação de Escola Municipal de Ensino Fundamental: Gilberto Kassab, Prefeito do Município de São Paulo no uso de suas atribuições que lhe são conferidas por lei, decreta:

Art. 1º – Fica denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Serafín Martínez Gutiérrez a Escola Municipal de Ensino Fundamental Conjunto Habitacional Padre José de Anchieta, criado pelo Decreto nº 49.649, de 19 de junho de 2008, vinculada à Diretoria Regional de Educação da Penha da Secretaria Municipal de Educação.

O decreto do Prefeito de São Paulo é uma justa homenagem a quem de forma serena e digna, sempre esteve presente na missão agostiniana, não só no Brasil, onde teve reconhecida ação evangelizadora, como também na Espanha.
Padre Serafín nasceu em Castro de Cepeda (Província de León, na Espanha) em 12 de outubro de 1925. Foi ordenado sacerdote em 1949, e desembarcou no Brasil em 1954.

Após longa caminhada como sacerdote e educador, chegou ao Colégio Agostiniano São José em 1965. Aqui, lecionou, trabalhou em funções administrativas ao mesmo tempo que exercia o cargo de Conselheiro Superior do Vicariato da Província de Castela no Brasil. Em 1993, assumiu a Direção do Colégio Agostiniano São José. Gestão bastante breve, pois veio a falecer em 04 de novembro de 1995.

Apesar da experiência e dos extensos conhecimentos, era uma pessoa bastante acessível e humilde. Equilibrado nos julgamentos, nas palavras e nos gestos, deixou saudades nas comunidades religiosas e educativas que tiveram o privilégio de tê-lo como amigo sábio e prudente.

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Homenagem: Padre Matías Boñar

Exemplo de dedicação a Deus e aos irmão

A Vida
Nascia em Ruiforco de Torio, León (Espanha), aos três dias do mês de fevereiro de 1909 o filho da Senhora Carmen González e Agustín Boñar, menino que receberia na pia batismal da Igreja São Julián, na mesma cidade, em cinco de fevereiro de 1909 o nome de Matías, Matías Boñar González. Mal sabiam seus pais, naquela ocasião, que aquele bebê tão querido tornar-se-ia o bom homem que seria por todos tão respeitado e amado.

Filho de família temente a Deus, Matías cresceu junto aos seus irmãos como uma criança normal, mas havia nele algo diferente, uma luz própria das pessoas predestinadas a uma existência voltada ao bem dos semelhantes e ao consolo dos corações sem esperança.

O tempo foi passando para o menino Matías, que, decidido a entregar-se à vida religiosa, consagrou-se à Nossa Senhora aos 15 anos de idade. Tece seu apostolado marcado pela imensa devoção que a Ela dedicava , levando a fé na Virgem às pessoas que buscavam bênçãos e conforto nas horas de infortúnio. Fez seus estudos de Filosofia e Teologia na cidade de Colahorra – Logroño (Espanha), ordenando-se sacerdote em 1931.

A partir daí veio construindo sua vida sacerdotal, sempre aprofundando seus conhecimentos evangélicos, buscando conhecer a essência da religião católica, levando por onde passasse a palavra de Deus, fazendo brotar nas pessoas o temor ao Pai e o amor ao próximo. Teve uma vida sacerdotal bastante ativa, não só em sua terra natal, como também no Brasil, vindo a ser um dos pioneiros na fundação do Vicariato Regional da Província de Castella, que conta atualmente com 71 anos de existência.

As Obras
A seguir vamos expor um breve relato das passagens mais significativas da vida sacerdotal de Padre Matías, embora por mais que se pretenda ser fiel, longe ficará de demonstrar, através de datas e fatos, o real valor e a grandiosidade das obras por ele realizadas.

1933 – 1939
Chega ao Brasil, em 03/02/1933, como integrante de um pequeno grupo de religiosos agostinianos da Província de Castella que, buscando ambiente mais propício à divulgação do trabalho de apostolado e educação (comprometidos na Espanha, devido a perseguição imposta aos religiosos pelo regime político vigente), aceitou o convite dos Padres Agostinianos Recoletos, que ofereceram paróquias regidas pela Arquidiocese de São José do Rio Preto. Coube, na época, ao jovem sacerdote Matías a Paróquia de Ariranha, que em condições precárias foi reformada e substituída posteriormente por uma nova igreja. Trabalho difícil que exigiu do religioso muito sacrifício e espírito de abnegação, dada a dificuldade financeira para tal empreitada. Em 1939, volta à Espanha e, na cidade de Calahorra, desempenha as funções de Administrador, Conselheiro de Província, Mestre em Teologia e Professor de Moral no Seminário da cidade, permanecendo assim até 1951.

1951 – 1957
Em 1951, retorna ao Estado de Goiás como Vicário Geral, exercendo, na época a função de Pároco da Cidade de Jataí. Três anos mais tarde assumiu as mesmas funções na Paróquia de Rio Verde. Paralelamente, embrenhou-se pelo interior do Estado como missionário. Vida difícil e cheia de desafios, mas com garra foi vencendo as distâncias, às vezes empoeiradas, às vezes lamacentas, a cavalo ou em ônibus de precárias condições, que aos solavancos chegava a lugarejos carentes de assistência de sacerdotes. Ali, além das palavras do evangelho, levava os Sacramentos e orientações gerais, deixando, quando partia, pessoas agradecidas e cheias do Espírito Santo.

1957 – 1967
Como a comunidade de religiosos agostinianos era pequena no Brasil, houve a unificação do Viacariato de Goiás com o de São Paulo, centralizando na Capital Paulista, em uma só sede as atividades religiosas, partindo dela as orientações para outras cidades. Assumiu assim o cargo de Superior do Vicariato nesta nova fase, período bastante trabalhoso para o homem empreendedor, que teve sob sua responsabilidade duas grandes propostas, apesar da situação financeira bastante adversa na ocasião:
O início da construção da Paróquia São Carlos Borromeu, projeto arrojado e de dimensões grandiosas, bem de acordo com o porte da Comunidade do Belém.
A construção do Colégio Agostiniano São José, que representou a marca do Apostolado Agostiniano de Ensino na Comunidade Paulistana.

O imóvel escolhido foi o prédio da Indústria “Moinho Santista”, localizado à Rua Marquês de Abrantes, 365. As primeiras negociações foram infrutíferas. Anos mais tarde, sob os cuidados do Padre Matías, reiniciaram-se as negociações. Com paciência, perseverança e fé em São José, a transação efetivou-se em condições especiais, bem acessíveis iniciando-se assim as reformas para adaptação do imóvel em escola, que desde 1960 não parou de crescer.

1967 – 1969
Retorna a Goiânia exercendo o cargo de Vigário Paroquial, voltando a São Paulo em 1969, onde se estabelece até 2004, trabalhando com muita dedicação em todos os setores em que era solicitada sua presença. Padre Matias desempenhou com a mesma garra e dedicação tanto funções que exigiam voz de comando como as mais simples, sem nunca esmorecer e com bastante humildade.

1969 – 1973
Superior do Centro Agostiniano, quando dirigiu, como Diretor Espiritual, os Cursilhos de Cristandade e várias atividades pastorais em São Paulo.

1973 – 1978
Reitor do Seminário Agostiniano Santo Agostinho em Bragança Paulista.

1978 – 1981
Superior e Vigário Paroquial do Santuário Santo Antônio em Campinas.

1982 – 1985
Vigário Paroquial da Paróquia São Carlos Borromeu em São Paulo.

1986 – 1989
Vigário Paroquial do Santuário Santo Antônio.

1989 – 1993
Trabalho pastoral no Colégio Agostiniano Mendel.

1993 – 1996
Vigário Paroquial, trabalhando com a pastoral dos enfermos e famílias da Paróquia São Carlos Borromeu.

1996 – 2000
Trabalho pastoral de assistência aos enfermos e famílias do Colégio Agostiniano São José.

2000 – 2004
Administrador do Colégio Agostiniano São José, sempre atendendo à pastoral dos enfermos e famílias, sua atividade prioritária.

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Jubileu – Homenagem Câmara Municipal de SP

Colégio Agostiniano São José é homenageado

A Câmara Municipal de São Paulo, dia 19 de Março, conferiu ao Colégio Agostiniano São José uma homenagem pelo seu Jubileu de Ouro.

Momento emocionante que reuniu a Comunidade Educativa de cinco décadas. Pessoas que testemunham mais um momento histórico na trajetória do Colégio.

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ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA INFÂNCIA.

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5 DICAS PARA ESCOLHER A ESCOLA PARA SEUS FILHOS.

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A Relação Família e Escola

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High School Program

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