• Sobre
  • Equipe
  • Proposta pedagógica
  • Agende uma visita

Ensino Médio

Confira o vídeo do segmento

Horário de aulas

Alunos

1ª, 2ª e 3ª série:

7h às 14h

Nossos Espaços

Acesse

Objetivo geral

No Ensino Médio do Colégio Agostiniano São José, o aluno consolida e aprofunda o conhecimento adquirido durante a sua vida escolar. Na 1ª série, ele entra em contato com novos desafios e experiências, como a disciplina Projeto de Vida e Empreendedorismo. Assim, cria-se condições para enfrentar, na 2ª série, a maior concentração de conteúdo do segmento. Já na 3ª série, dentro dos itinerários formativos, os alunos podem escolher as disciplinas que desejam cursar, de acordo com suas afinidades e anseios profissionais. Alinhando conteúdo, ambiente acolhedor, métodos inovadores, tecnologia e um corpo docente completamente preparado, o Ensino Médio do Colégio Agostiniano São José prepara seus alunos para a vida.

Alunos
Alunos

Diferenciais

  • Professores altamente qualificados

  • Professores atualizados e com experiência nos diversos formatos de provas

  • Orientadores Educacionais por série

  • Simulados

  • Orientação profissional

  • Visitas monitoradas às faculdades

  • Palestras com profissionais de referência no mercado

Informações

Início: Março/2019

Término: Dezembro/2019

Alunos

Horário das aulas:

14:30 às 18:20

20 horas/aula semanais 2ª a 5ª

Carga horária

  • 03 aulas de Português

  • 03 aulas de Matemática

  • 03 aulas de Física

  • 03 aulas de Química

  • 02 aulas de História

  • 02 aulas de Geografia

Previsão de turmas

Quantidade de alunos por sala: Máximo de 90 alunos (auditório da unidade II)

Investimentos

O curso é inteiramente gratuito e só podem participar alunos do Colégio.

O aluno terá somente o custo do material.

Objetivo geral

Esse projeto visa Sistematizar o conteúdo do Ensino Médio por meio de aulas eletivas no período vespertino do CASJ, com o objetivo de aumentar, ainda mais, os ìndices de aprovação nos vestibulares das universidades estaduais e também as notas do ENEM.

Alunos
Alunos

Objetivos específicos

  • Aprofundar os conteúdos do Ensino Médio por meio de exercícios e aulas expositivas.

  • elencar os conteúdos mais frequentes nos exames vestibulares

  • Treinar os alunos das 3as séries nos mais variados formatos de provas das universidades públicas de São Paulo.

  • Oferecer disciplinas interdisciplinares que contemplem as demandas da segunda fase da Fuvest e também das questões de múltipla escolha do Enem.

Equipe

Diretor

Eduardo Flauzino

Gerente Administrativo

Vagner de Oliveira Garcia

Coordenador Pedagógico

Luciano Rosset / luciano.rosset@casj.com.br

Orientadores Pedagógicos

1º série A ao C - Mariana Tellini Potenza / mariana.potenza@casj.com.br

1º série D ao F - Daniella Bergamo / daniella.bergamo@casj.com.br

2ª Série - Luciene Prieto Zavanella / Luciene.zavanella@casj.com.br

3ª Série - Felipe Silva Moysés / felipe.moyses@casj.com.br

Departamento de Psicologia Educacional

Roger Augusto Ikemori Yamaguishi

Proposta pedagógica

O Ensino Médio do Colégio Agostiniano São José iniciou, em 2020, a adaptação de sua Matriz Curricular às exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe uma educação voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades, além de possibilitar aos alunos escolher parte de sua formação acadêmica. Assim, por exemplo, surgiu a disciplina “Projeto de Vida e Empreendedorismo” para a 1ª série, cujo objetivo é capacitar os alunos, por meio da construção de conhecimentos e valores, à reflexão sobre o projeto de vida, carreiras e profissões, práticas empreendedoras e processos decisórios.
Na 2ª e na 3ª série, dentro das exigências da BNCC, na Matriz Curricular do São José, destacam-se os Itinerários Formativos, que são conhecimentos ofertados pela instituição na forma de disciplinas Eletivas, que flexibilizam a organização curricular do Ensino Médio, pois possibilitam aos estudantes escolher parte de sua formação acadêmica. Neste sentido, a partir de 2021, eles poderão escolher disciplinas Eletivas em Exatas, em Biológicas, em Humanas e em Linguagens, proporcionando aos estudantes a possibilidade de construir seus projetos de vida e se integrar, de forma autônoma, na sociedade e no mundo do trabalho.

A grade curricular do Ensino Médio, além de estar em sintonia com as novas demandas da BNCC, que propõe o desenvolvimento de competências e habilidades e que permite aos alunos autonomia para a construção de parte de sua formação acadêmica, também contempla os conteúdos cobrados no Enem e nas renomadas Universidades públicas e privadas. Desse modo, ao longo das séries, ao mesmo tempo em que os alunos aprofundam seus conhecimentos em preparação para o vestibular, eles desenvolvem seus projetos de vida. Com isso, o Colégio São José adota práticas focadas no desenvolvimento humano e na preparação dos estudantes para enfrentar o vestibular, o que reforça o seu compromisso de promover uma educação integral, de qualidade e humanizada, expressa em seu slogan: Ensino Forte e Humanizado.

Alunos

Simulados

Para que os estudantes possam construir uma trajetória de excelência acadêmica, rumo ao grande desafio de suas vidas, que é o sucesso no vestibular, o Colégio Agostiniano São José, além de incentivar e dar condições para os alunos participarem das Olimpíadas de conhecimento (Matemática, Física, Astronomia, Química e História) desde a 1ª série, também promove simulados aos sábados, estratégia valorizada pelos alunos, pois gera aprendizagem, maior tranquilidade e confiança, uma vez que eles experimentam as condições próximas de uma prova de vestibular, o que os leva a aprender a controlar, por exemplo, a ansiedade, o nervosismo e o tempo de execução das questões da prova dos simulados.


Orientação Educacional

A estrutura pedagógica do São José é excelente. Em cada série do Ensino Médio (o mesmo ocorre nos outros segmentos) destaca-se a presença dos Orientadores Educacionais, que realizam um acompanhamento personalizado, pois são responsáveis pela disciplina, pela supervisão e acompanhamento do rendimento escolar dos estudantes e pelo contato entre a Escola e as famílias. Os Orientadores acompanham individualmente os alunos, ajudando-os a encontrar o método e o tempo mais adequado de estudo, a escolha das melhores graduações e Universidades, conforme o projeto de vida de cada um e organizam as visitas monitoradas às Universidades públicas e privadas, dentre outros encaminhamentos.

Alunos
Alunos

“Projeto São José Visita”

O “Projeto São José Visita” surgiu com o objetivo de proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de conhecer, por meio de uma visita monitorada e antes do vestibular, a infraestrutura do campus, a proposta pedagógica das instituições de Ensino Superior, de conversar com os professores e os coordenadores, esclarecendo as dúvidas sobre a Grade Curricular das graduações e trocar experiências com os universitários. Por isso, aos sábados e, às vezes, no contraturno das aulas, os alunos do São José são acompanhados pela Orientação Educacional a uma visita monitorada às mais renomadas Faculdades e Universidades públicas e privadas de São Paulo e de seu entorno, o que contribui para uma das mais importantes e difíceis escolhas dos alunos, a instituição em que irão cursar a graduação de seus sonhos.

Psicólogo Educacional

O Ensino Médio do Colégio Agostiniano São José conta com o acompanhamento profissional de um Psicólogo Educacional, Roger Augusto I. Yamaguishi, que dá suporte aos Orientadores, auxiliando os alunos na escolha da carreira, nas dificuldades de aprendizagem por fatores emocionais, dentre outras necessidades. O Psicólogo Roger também está à frente dos encontros quinzenais, ocorridos às sextas-feiras, em que os alunos passam por sessões, em pequenos grupos, em que são realizadas dinâmicas próprias para a escolha profissional e palestras sobre profissões ministradas pelos nossos ex-alunos, que descrevem suas inquietações e trajetória neste processo decisório, o dia a dia na Universidade e o mercado de trabalho.

E é desta forma que o Colégio Agostiniano São José se destaca cada vez mais por seus resultados e aprovações em diferentes vestibulares do país, pela valorização de uma educação integral e humanizada, pela inovação tecnológica e pelo seu pioneirismo educacional, representado por um Projeto Pedagógico moderno, sólido e único na Região Leste da cidade de São Paulo, dentro da perspectiva de um ensino Forte e Humanizado, que caracteriza sua história de 60 anos de existência, completados em 2020.

Alunos

Venha nos conhecer e se surpreender.
Agende uma visita.