Ensino Médio

Preparando para o futuro

OBJETIVO GERAL

Aprofundar e sistematizar os conteúdos das disciplinas curriculares, visando às aprovações nos vestibulares mais concorridos do país e excelentes notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Diferenciais

  • Maior carga horária da região
  • Professores altamente qualificados
  • Professores atualizados e com experiência nos diversos formatos de provas
  • Orientadores Educacionais por série
  • Simulados
  • Orientação profissional
  • Visitas monitoradas às faculdades
  • Palestras com profissionais de referência no mercado

1ª série do EM

Objetivo:
Nivelamento de conteúdos

Carga horária:
44 horas/aula semanais

Horário das aulas:
2as e 4as feiras: 7:00/12:10
Almoço
13:10/14:40
Intervalo
15:00/16:30 ( Nivelamentos de Língua Portuguesa e Matemática )

3as/5as e 6as: 7:00/14:00

2ª série do EM

Objetivo:
Consolidação de conteúdos
Objetivo específico:
Identificação de áreas de interesse:
Biológicas, Humanas, Exatas, Artes,
Humanas aplicadas entre outras

Carga horária:
44 horas/aula semanais, sendo que 06 horas/aula corresponderão às disciplinas eletivas.

Horário das aulas:
2as e 4as feiras: 7:00/12:10
Almoço
13:10/14:40
Intervalo
15:00/16:303as/5as e 6as: 7:00/14:00

À partir de 2019

3ª série do EM

Objetivo:
Aprofundamento e sistematização dos conteúdos em relação aos vestibulares e demais avaliações externas.

Carga horária:
40 horas/aula semanais

Horário das aulas:
De 2ª à 6ª das 7:00 às 14:00

Horário de outras atividades:
Das 14:40 às 18:00

À partir de 2020

Objetivo geral

Esse projeto visa sistematizar o conteúdo do Ensino Médio por meio de aulas eletivas no período vespertino do CASJ, com o objetivo de aumentar, ainda mais, os índices de aprovação nos vestibulares das universidades estaduais e também as notas no ENEM.

Objetivos Específicos

– Aprofundar os conteúdos do Ensino Médio por meio de exercícios e aulas expositivas.
– Elencar os conteúdos mais frequentes nos exames vestibulares.
– Treinar os alunos das 3as séries nos mais variados formatos de provas das universidades públicas de São Paulo.
– Oferecer disciplinas interdisciplinares que contemplem as demandas da segunda fase da Fuvest e também das questões de múltipla escolha do Enem.

Informações

Início: Março/2018
Término: Dezembro/2018

Horário das aulas:
14:40/18:00
20 horas/aula semanais
2ª à 6ª

Carga horária

03 aulas de Português
03 aulas de Matemática
03 aulas de Física
03 aulas de Química
03 aulas de Biologia
02 aulas de História
02 aulas de Geografia

Previsão de turmas

Quantidade de alunos por sala: Máximo de 90 alunos (auditório da unidade II)

Investimento

O curso é inteiramente gratuito e só podem participar alunos do Colégio.
*O aluno terá somente o custo do material.

Equipe

Diretor   

Padre Javier García Martínez

Vice Diretora

Maria Aparecida Pedro Bom

Gerente Administrativo

Vagner de Oliveira Garcia

Coordenadores Pedagógicos

Karina Martins Mendonça – Educação Infantil

Patricia Chelotti – Ensino Fundamental 1ª Fase

André Condes Ferreira – Ensino Fundamental 2ª Fase

Marcelo Veraldi Cabral – Ensino Médio

Proposta pedagógica

Com vistas ao aprimoramento das competências e habilidades dos nossos alunos do Ensino Médio em face das exigências e desafios lançados pelos grandes exames e vestibulares de ponta, o Colégio Agostiniano São José desenvolveu, em seu currículo de atividades extras, projetos temáticos e integrados, fomentados por estratégias criteriosamente planejadas pela equipe técnico-docente, proporcionando aos nossos alunos a garantia de estarem à frente e prontos para avaliações.

A prática do aprofundamento do conhecimento, uma constante na estrutura das aulas regulares do Ensino Médio do Colégio, encontra, nas atividades extras, seu ponto de partida e nas Simulações de Provas, sua atestação.

NOSSO TRABALHO

Os alunos têm trabalhado, no Projeto Atualidades, os diversos acontecimentos do cotidiano abertos em forma de construção-reflexão junto ao professor. Esse tratamento da informação possibilita aos nossos alunos uma ótica dimensionada canalizando à criticidade e à capacidade de posicionamento frente às circunstâncias do nosso entorno.

Essa bagagem cultural solidifica o repertório dos alunos, proporcionando subsídios ao Projeto de Laboratório de Redação. Prática da produção escrita, o projeto instrumentaliza os alunos e os capacita tecnicamente à construção da estrutura textual nos diversos gêneros, tornando possível ao aluno operacionalizar com recortes temáticos e com as coletâneas textuais.

Temas como: problemáticas atuais referentes à saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia são contempladas de forma contextualizada e dinâmica no Projeto Bioquímica, mediante a promoção de debates, exercícios, reflexões críticas e práticas de laboratório. Para esse Projeto, foram planejados temas geradores que integram aspectos biológicos e químicos com o intuito de aprimorar nos estudantes a percepção interdisciplinar dos saberes científicos e tecnológicos fundamentais à compreensão eficaz das Ciências da Natureza e suas relações com as enunciações exigidas pelas avaliações.

O estudo global das escolas literárias e suas características aplicadas de forma vivaz no interior das obras literárias clássicas são matéria-prima do projeto Análise Literária.

Todas as séries têm à sua disposição Plantões de Dúvidas que suprem eventuais necessidades de esclarecimento individualizado junto aos profissionais.

Ao mesmo tempo em que fortalecem os fundamentos, os alunos das primeiras séries participam de oficinas de Orientação para o Estudo, ministradas pelo Serviço de Orientação Educacional do Colégio em que estratégias de condução do estudo e técnicas para aprimoramento das competências e habilidades são abordadas para instrumentalizar os alunos na em suas rotinas escolares. Esse projeto recebe do Departamento da Pastoral do Colégio importante direcionamento quanto à postura e convivência harmoniosa no ambiente escolar, importante contribuição à formação humana de nossos alunos.

Todas as abordagens efetivadas pelas aulas extras, associadas ao currículo desenvolvido nas aulas regulares têm um termômetro de sedimentação mensurado por importantes momentos: provas periódicas que ‘simulam’, em situações reais, a checagem dos conteúdos e tratamento com situações avaliativas: organização do tempo e espacialidade física (trabalho diferenciado realizado pelos profissionais de Educação Física); posicionamento frente ao material linguístico, estratégias e dinâmica de leituras, associações e decisões.

Localização

UNIDADE I

11 3465.5200

Rua Marquês de Abrantes, 365
São Paulo - CEP 03060-020

UNIDADE II

11 3465.5201

Rua Herval, 1019/1029
São Paulo - CEP 03062-000

UNIDADE III

11 2292.5907

Rua Antonio Teixeira, 53
São Paulo - CEP 03060-023

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Redes Sociais

Homenagem: Padre Serafín Martínez Gutiérrez

Padre Serafín Martínez Gutiérrez
(12/10/1925 – 04/11/1995)

Prefeitura do Município de São Paulo – Gabinete do Prefeito

Dispõe sobre denominação de Escola Municipal de Ensino Fundamental: Gilberto Kassab, Prefeito do Município de São Paulo no uso de suas atribuições que lhe são conferidas por lei, decreta:

Art. 1º – Fica denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Serafín Martínez Gutiérrez a Escola Municipal de Ensino Fundamental Conjunto Habitacional Padre José de Anchieta, criado pelo Decreto nº 49.649, de 19 de junho de 2008, vinculada à Diretoria Regional de Educação da Penha da Secretaria Municipal de Educação.

O decreto do Prefeito de São Paulo é uma justa homenagem a quem de forma serena e digna, sempre esteve presente na missão agostiniana, não só no Brasil, onde teve reconhecida ação evangelizadora, como também na Espanha.

Padre Serafín nasceu em Castro de Cepeda (Província de León, na Espanha) em 12 de outubro de 1925. Foi ordenado sacerdote em 1949, e desembarcou no Brasil em 1954.

Após longa caminhada como sacerdote e educador, chegou ao Colégio Agostiniano São José em 1965. Aqui, lecionou, trabalhou em funções administrativas ao mesmo tempo que exercia o cargo de Conselheiro Superior do Vicariato da Província de Castela no Brasil. Em 1993, assumiu a Direção do Colégio Agostiniano São José. Gestão bastante breve, pois veio a falecer em 04 de novembro de 1995.

Apesar da experiência e dos extensos conhecimentos, era uma pessoa bastante acessível e humilde. Equilibrado nos julgamentos, nas palavras e nos gestos, deixou saudades nas comunidades religiosas e educativas que tiveram o privilégio de tê-lo como amigo sábio e prudente.

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Homenagem: Padre Matías Boñar

Exemplo de dedicação a Deus e aos irmão

A Vida
Nascia em Ruiforco de Torio, León (Espanha), aos três dias do mês de fevereiro de 1909 o filho da Senhora Carmen González e Agustín Boñar, menino que receberia na pia batismal da Igreja São Julián, na mesma cidade, em cinco de fevereiro de 1909 o nome de Matías, Matías Boñar González. Mal sabiam seus pais, naquela ocasião, que aquele bebê tão querido tornar-se-ia o bom homem que seria por todos tão respeitado e amado.

Filho de família temente a Deus, Matías cresceu junto aos seus irmãos como uma criança normal, mas havia nele algo diferente, uma luz própria das pessoas predestinadas a uma existência voltada ao bem dos semelhantes e ao consolo dos corações sem esperança.

O tempo foi passando para o menino Matías, que, decidido a entregar-se à vida religiosa, consagrou-se à Nossa Senhora aos 15 anos de idade. Tece seu apostolado marcado pela imensa devoção que a Ela dedicava , levando a fé na Virgem às pessoas que buscavam bênçãos e conforto nas horas de infortúnio. Fez seus estudos de Filosofia e Teologia na cidade de Colahorra – Logroño (Espanha), ordenando-se sacerdote em 1931.

A partir daí veio construindo sua vida sacerdotal, sempre aprofundando seus conhecimentos evangélicos, buscando conhecer a essência da religião católica, levando por onde passasse a palavra de Deus, fazendo brotar nas pessoas o temor ao Pai e o amor ao próximo. Teve uma vida sacerdotal bastante ativa, não só em sua terra natal, como também no Brasil, vindo a ser um dos pioneiros na fundação do Vicariato Regional da Província de Castella, que conta atualmente com 71 anos de existência.

As Obras
A seguir vamos expor um breve relato das passagens mais significativas da vida sacerdotal de Padre Matías, embora por mais que se pretenda ser fiel, longe ficará de demonstrar, através de datas e fatos, o real valor e a grandiosidade das obras por ele realizadas.

1933 – 1939
Chega ao Brasil, em 03/02/1933, como integrante de um pequeno grupo de religiosos agostinianos da Província de Castella que, buscando ambiente mais propício à divulgação do trabalho de apostolado e educação (comprometidos na Espanha, devido a perseguição imposta aos religiosos pelo regime político vigente), aceitou o convite dos Padres Agostinianos Recoletos, que ofereceram paróquias regidas pela Arquidiocese de São José do Rio Preto. Coube, na época, ao jovem sacerdote Matías a Paróquia de Ariranha, que em condições precárias foi reformada e substituída posteriormente por uma nova igreja. Trabalho difícil que exigiu do religioso muito sacrifício e espírito de abnegação, dada a dificuldade financeira para tal empreitada. Em 1939, volta à Espanha e, na cidade de Calahorra, desempenha as funções de Administrador, Conselheiro de Província, Mestre em Teologia e Professor de Moral no Seminário da cidade, permanecendo assim até 1951.

1951 – 1957
Em 1951, retorna ao Estado de Goiás como Vicário Geral, exercendo, na época a função de Pároco da Cidade de Jataí. Três anos mais tarde assumiu as mesmas funções na Paróquia de Rio Verde. Paralelamente, embrenhou-se pelo interior do Estado como missionário. Vida difícil e cheia de desafios, mas com garra foi vencendo as distâncias, às vezes empoeiradas, às vezes lamacentas, a cavalo ou em ônibus de precárias condições, que aos solavancos chegava a lugarejos carentes de assistência de sacerdotes. Ali, além das palavras do evangelho, levava os Sacramentos e orientações gerais, deixando, quando partia, pessoas agradecidas e cheias do Espírito Santo.

1957 – 1967
Como a comunidade de religiosos agostinianos era pequena no Brasil, houve a unificação do Viacariato de Goiás com o de São Paulo, centralizando na Capital Paulista, em uma só sede as atividades religiosas, partindo dela as orientações para outras cidades. Assumiu assim o cargo de Superior do Vicariato nesta nova fase, período bastante trabalhoso para o homem empreendedor, que teve sob sua responsabilidade duas grandes propostas, apesar da situação financeira bastante adversa na ocasião:

O início da construção da Paróquia São Carlos Borromeu, projeto arrojado e de dimensões grandiosas, bem de acordo com o porte da Comunidade do Belém.

A construção do Colégio Agostiniano São José, que representou a marca do Apostolado Agostiniano de Ensino na Comunidade Paulistana.

O imóvel escolhido foi o prédio da Indústria “Moinho Santista”, localizado à Rua Marquês de Abrantes, 365. As primeiras negociações foram infrutíferas. Anos mais tarde, sob os cuidados do Padre Matías, reiniciaram-se as negociações. Com paciência, perseverança e fé em São José, a transação efetivou-se em condições especiais, bem acessíveis iniciando-se assim as reformas para adaptação do imóvel em escola, que desde 1960 não parou de crescer.

1967 – 1969
Retorna a Goiânia exercendo o cargo de Vigário Paroquial, voltando a São Paulo em 1969, onde se estabelece até 2004, trabalhando com muita dedicação em todos os setores em que era solicitada sua presença. Padre Matias desempenhou com a mesma garra e dedicação tanto funções que exigiam voz de comando como as mais simples, sem nunca esmorecer e com bastante humildade.

1969 – 1973
Superior do Centro Agostiniano, quando dirigiu, como Diretor Espiritual, os Cursilhos de Cristandade e várias atividades pastorais em São Paulo.

1973 – 1978
Reitor do Seminário Agostiniano Santo Agostinho em Bragança Paulista.

1978 – 1981
Superior e Vigário Paroquial do Santuário Santo Antônio em Campinas.

1982 – 1985
Vigário Paroquial da Paróquia São Carlos Borromeu em São Paulo.

1986 – 1989
Vigário Paroquial do Santuário Santo Antônio.

1989 – 1993
Trabalho pastoral no Colégio Agostiniano Mendel.

1993 – 1996
Vigário Paroquial, trabalhando com a pastoral dos enfermos e famílias da Paróquia São Carlos Borromeu.

1996 – 2000
Trabalho pastoral de assistência aos enfermos e famílias do Colégio Agostiniano São José.

2000 – 2004
Administrador do Colégio Agostiniano São José, sempre atendendo à pastoral dos enfermos e famílias, sua atividade prioritária.

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Jubileu – Homenagem Câmara Municipal de SP

Colégio Agostiniano São José é homenageado

A Câmara Municipal de São Paulo, dia 19 de Março, conferiu ao Colégio Agostiniano São José uma homenagem pelo seu Jubileu de Ouro.

Momento emocionante que reuniu a Comunidade Educativa de cinco décadas. Pessoas que testemunham mais um momento histórico na trajetória do Colégio.

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ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA INFÂNCIA.

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5 DICAS PARA ESCOLHER A ESCOLA PARA SEUS FILHOS.

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A Relação Família e Escola

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High School Program

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Educação Infantil

30/01/2017

Reunião de Pais e Mestres (sem a presença dos alunos)

ALUNOS VETERANOS

31/01/2017 – Início da Adaptação

  • Manhã e Semi-Integral Manhã: 7h30min às 9h
  • Tarde e Semi-Integral Tarde: 13h30min às 15h
  • Integral: 7h30min às 14h

 

01/02/2017 – Adaptação

  • Manhã e Semi-Integral Manhã: 7h30min às 9h
  • Tarde e Semi-Integral Tarde: 13h30min às 15h
  • Integral: 7h30min às 14h

 

02 e 03/02/2017 – Adaptação

  • Manhã e Semi-Integral Manhã: 7h30min às 9h
  • Tarde e Semi-Integral Tarde: 13h30min às 15h
  • Integral: 7h30min às 18h

ALUNOS NOVOS

31/01/2017 – Início da Adaptação

Módulo 1: Horário entregue pela orientação na 1ª reunião

  • Manhã e Semi-Integral Manhã: 10h às 11h30min
  • Tarde e Semi-Integral Tarde: 15h30min às 17h
  • Integral:
    Módulo 1: Horário entregue pela orientação na 1ª reunião
    Módulo 2 / 3 / 4: 10h às 14h

 

01/02/2017 – Adaptação

Módulo 1: Horário entregue pela orientação na 1ª reunião

  • Manhã e Semi-Integral Manhã: 10h às 11h30min
  • Tarde e Semi-Integral Tarde: 15h30min às 17h
  • Integral:
    Módulo 1: Horário entregue pela orientação na 1ª reunião
    Módulo 2 / 3 / 4: 10h às 14h

 

02 e 03/02/2017 – Adaptação

Módulo 1: Horário entregue pela orientação na 1ª reunião

  • Manhã: 10h às 12h
  • Semi-Integral Manhã: 10h às 14h
  • Tarde e Semi-Integral Tarde: 15h30min às 18h
  • Integral:
    Módulo 1: Horário entregue pela orientação na 1ª reunião
    Módulo 2 / 3 / 4: 10h às 18h
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Ensino Fundamental I

30/01/17 – Reunião de Pais e Mestres

ALUNOS VETERANOS E NOVOS

30/01/17 – Início do Ano Letivo

  • Ensino Fundamental I (1º Ano) – UNIDADE III
    Os alunos entrarão e sairão junto com os pais no horário da reunião e deverão estar uniformizados.
    Manhã: 10h30 às 11h30 – Tarde: 16h30 às 17h30
  • Ensino Fundamental I (2º ao 5º Ano) – UNIDADE I
    Os alunos terão uma aula inaugural e cumprirão o horário regular.
    Manhã: 7h15 às 11h45 – Tarde: 13h15 às 17h45

 

31/01/17 – Início das Aulas – Período Normal

  • Ensino Fundamental I (1º Ano)
    Manhã: 7h30 às 12h – Tarde: 13h30 às 18h
  • Ensino Fundamental I (2º ao 5º Ano)
    Manhã: 7h15 às 11h45 – Tarde: 13h15 às 17h45

 

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Ensino Fundamental II

ALUNOS VETERANOS E NOVOS

30/01/17 – Início do Ano Letivo

  • Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano)  
    Os alunos terão uma aula inaugural das 7h às 9h30

 

31/01/17 – Início das Aulas – Período Normal

  • Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano)
    Manhã: 7h às 12h10

Observação: A reunião com os pais será marcada posteriormente pelos Orientadores.

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Ensino Médio

ALUNOS VETERANOS E NOVOS

30/01/17 – Início do Ano Letivo

  • Ensino Médio (1ª a 3ª Série) Os alunos terão uma aula inaugural das 7h às 9h30

 

31/01/17 – Início das Aulas – Período Normal

  • Ensino Médio (1ª a 3ª Série)
    Manhã: 7h às 14h

Observação: A reunião com os pais será marcada posteriormente pelos Orientadores.

×
Ensino Médio

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