Ensino Fundamental II

ensino com qualidade e preparação

Ensino Fundamental II

A segunda fase do Ensino Fundamental é marcada por mudanças significativas na vida do aluno.

Ao ingressar no Sexto Ano, a criança percebe uma nova configuração em seu processo educativo: novas disciplinas, com aulas ministradas por professores especialistas; outras formas de cobranças enfim, uma etapa que se mostra distinta dos tempos da infância.

No processo ensino-aprendizagem, o Sétimo e Oitavo Ano, são de uma importância singular: momento em que o aluno vai aprofundar sua rotina de estudo, sua autonomia para com as obrigações escolares e amadurecer suas responsabilidades inerentes ao que é exigido em sala de aula. Aliado a este cenário, esta fase é pautada por alterações corporais e comportamentais próprias da ascensão da puberdade e o início da pré-adolescência.

Ao término desta caminhada, no Nono Ano, todas as atividades pedagógicas já são direcionadas para a condução de uma consolidação dos conteúdos ministrados ao longo do Ensino Fundamental, momento propício para o aluno preparar-se para iniciar outra fase: o Ensino Médio. A fim de auxiliar cada vez mais esta transição, as turmas de Nono Ano já estão estudando na Unidade II do Colégio, em contato direto com toda a rotina deste segmento.

Assim, o Colégio Agostiniano São José faz-se atento a todas estas demandas, contando com uma equipe docente preparada para oferecer, no Ensino Fundamental II, uma educação sólida, dinâmica e voltada para o pleno desenvolvimento de cada aluno.

Horário de Aulas

Fundamental II – 6º ao 9º ano

Manhã – 7h às 12h10

Proposta Pedagógica

ATIVIDADES EXTRAS (OFICINAS)

O Ensino Fundamental 2ª fase possui sua proposta pedagógica alicerçada no ensino de qualidade e formação integral. Os componentes curriculares estão articulados de forma que, com estratégias adequadas à faixa etária, o aluno possa desenvolver sua formação acadêmica de maneira consistente, propiciando-lhe condições de acompanhar com tranquilidade os estudos no Ensino Médio.
Para tanto, além das aulas oferecidas em sua matriz curricular, o Colégio Agostiniano São José proporciona atividades extracurriculares com o objetivo de aprofundar o conhecimento de seu aluno, levando-o a uma busca constante pelo saber e a necessidade de se dedicar, cada vez mais, a organizar sua rotina escolar no intuito de conseguir fazer do estudo uma rotina em sua caminhada escolar:

Aulas de Revisão;
Clube de leitura para os 6os e 7os anos;
Aulas preparatórias para o ENEM (8os e 9os anos)

Equipe

Diretor   

Padre Javier García Martínez

Vice Diretora

Maria Aparecida Pedro Bom de Moura Florêncio

Gerente Administrativo

Vagner de Oliveira Garcia

Coordenadores Pedagógicos

Karina Martins Mendonça – Educação Infantil

Patricia Chelotti – Ensino Fundamental 1ª Fase

André Condes Ferreira – Ensino Fundamental 2ª Fase

Douglas da Silva Tinti – Ensino Médio

Orientadores Educacionais

André Condes Ferreira

Mariana Tellini Potenza

Rosilene de Cássia Valente

Rosineide Marangon Travessa

Proposta pedagógica

ATIVIDADES EXTRAS (OFICINAS)

O Ensino Fundamental 2ª fase possui sua proposta pedagógica alicerçada no ensino de qualidade e formação integral. Os componentes curriculares estão articulados de forma que, com estratégias adequadas à faixa etária, o aluno possa desenvolver sua formação acadêmica de maneira consistente, propiciando-lhe condições de acompanhar com tranquilidade os estudos no Ensino Médio.
Para tanto, além das aulas oferecidas em sua matriz curricular, o Colégio Agostiniano São José proporciona atividades extracurriculares com o objetivo de aprofundar o conhecimento de seu aluno, levando-o a uma busca constante pelo saber e a necessidade de se dedicar, cada vez mais, a organizar sua rotina escolar no intuito de conseguir fazer do estudo uma rotina em sua caminhada escolar:

Aulas de Revisão;
Clube de leitura para os 6os e 7os anos;
Aulas preparatórias para o ENEM (8os e 9os anos)

Revisão

revisao

Aulas destinadas a todos os alunos com nota/média abaixo da referencial, tem por objetivo oferecer uma recuperação contínua a partir da prática de exercícios complementares.

INTENSIVO ENEM

intensivao

Propostas de aulas nas quais os alunos irão trabalhar, de forma intensiva, abordagens características deste tipo de Avaliação: nível avançado. Para tanto, os estudantes dedicarão duas tardes de estudo às áreas de conhecimentos que envolvem essa prova (Humanas, Exatas, Biológicas e Linguagens).

CLUBE DE LEITURA

clube-da-leitura

Nos dias atuais, faz-se notório o distanciamento, cada vez maior, do ato de ler “espontâneo” ou de iniciativa própria. Com o advento tecnológico, estabeleceu-se a ausência de um modelo leitor na rotina de nossos alunos, o que acarreta o pouco interesse pela leitura.

Atento a este quadro, o Colégio Agostiniano São José oferece para seus alunos de 6os e 7os anos um Clube de Leitura: encontros mensais, dirigidos pela professora de Língua Portuguesa, dedicados à troca de experiências e ideias após a leitura de livros selecionados

Localização

UNIDADE I

11 3465.5200

Rua Marquês de Abrantes, 365
São Paulo - CEP 03060-020

UNIDADE II

11 3465.5201

Rua Herval, 1019/1029
São Paulo - CEP 03062-000

UNIDADE III

11 2292.5907

Rua Antonio Teixeira, 53
São Paulo - CEP 03060-023

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Redes Sociais

Homenagem: Padre Serafín Martínez Gutiérrez

Padre Serafín Martínez Gutiérrez
(12/10/1925 – 04/11/1995)

Prefeitura do Município de São Paulo – Gabinete do Prefeito

Dispõe sobre denominação de Escola Municipal de Ensino Fundamental: Gilberto Kassab, Prefeito do Município de São Paulo no uso de suas atribuições que lhe são conferidas por lei, decreta:

Art. 1º – Fica denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Serafín Martínez Gutiérrez a Escola Municipal de Ensino Fundamental Conjunto Habitacional Padre José de Anchieta, criado pelo Decreto nº 49.649, de 19 de junho de 2008, vinculada à Diretoria Regional de Educação da Penha da Secretaria Municipal de Educação.

O decreto do Prefeito de São Paulo é uma justa homenagem a quem de forma serena e digna, sempre esteve presente na missão agostiniana, não só no Brasil, onde teve reconhecida ação evangelizadora, como também na Espanha.
Padre Serafín nasceu em Castro de Cepeda (Província de León, na Espanha) em 12 de outubro de 1925. Foi ordenado sacerdote em 1949, e desembarcou no Brasil em 1954.

Após longa caminhada como sacerdote e educador, chegou ao Colégio Agostiniano São José em 1965. Aqui, lecionou, trabalhou em funções administrativas ao mesmo tempo que exercia o cargo de Conselheiro Superior do Vicariato da Província de Castela no Brasil. Em 1993, assumiu a Direção do Colégio Agostiniano São José. Gestão bastante breve, pois veio a falecer em 04 de novembro de 1995.

Apesar da experiência e dos extensos conhecimentos, era uma pessoa bastante acessível e humilde. Equilibrado nos julgamentos, nas palavras e nos gestos, deixou saudades nas comunidades religiosas e educativas que tiveram o privilégio de tê-lo como amigo sábio e prudente.

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Homenagem: Padre Matías Boñar

Exemplo de dedicação a Deus e aos irmão

A Vida
Nascia em Ruiforco de Torio, León (Espanha), aos três dias do mês de fevereiro de 1909 o filho da Senhora Carmen González e Agustín Boñar, menino que receberia na pia batismal da Igreja São Julián, na mesma cidade, em cinco de fevereiro de 1909 o nome de Matías, Matías Boñar González. Mal sabiam seus pais, naquela ocasião, que aquele bebê tão querido tornar-se-ia o bom homem que seria por todos tão respeitado e amado.

Filho de família temente a Deus, Matías cresceu junto aos seus irmãos como uma criança normal, mas havia nele algo diferente, uma luz própria das pessoas predestinadas a uma existência voltada ao bem dos semelhantes e ao consolo dos corações sem esperança.

O tempo foi passando para o menino Matías, que, decidido a entregar-se à vida religiosa, consagrou-se à Nossa Senhora aos 15 anos de idade. Tece seu apostolado marcado pela imensa devoção que a Ela dedicava , levando a fé na Virgem às pessoas que buscavam bênçãos e conforto nas horas de infortúnio. Fez seus estudos de Filosofia e Teologia na cidade de Colahorra – Logroño (Espanha), ordenando-se sacerdote em 1931.

A partir daí veio construindo sua vida sacerdotal, sempre aprofundando seus conhecimentos evangélicos, buscando conhecer a essência da religião católica, levando por onde passasse a palavra de Deus, fazendo brotar nas pessoas o temor ao Pai e o amor ao próximo. Teve uma vida sacerdotal bastante ativa, não só em sua terra natal, como também no Brasil, vindo a ser um dos pioneiros na fundação do Vicariato Regional da Província de Castella, que conta atualmente com 71 anos de existência.

As Obras
A seguir vamos expor um breve relato das passagens mais significativas da vida sacerdotal de Padre Matías, embora por mais que se pretenda ser fiel, longe ficará de demonstrar, através de datas e fatos, o real valor e a grandiosidade das obras por ele realizadas.

1933 – 1939
Chega ao Brasil, em 03/02/1933, como integrante de um pequeno grupo de religiosos agostinianos da Província de Castella que, buscando ambiente mais propício à divulgação do trabalho de apostolado e educação (comprometidos na Espanha, devido a perseguição imposta aos religiosos pelo regime político vigente), aceitou o convite dos Padres Agostinianos Recoletos, que ofereceram paróquias regidas pela Arquidiocese de São José do Rio Preto. Coube, na época, ao jovem sacerdote Matías a Paróquia de Ariranha, que em condições precárias foi reformada e substituída posteriormente por uma nova igreja. Trabalho difícil que exigiu do religioso muito sacrifício e espírito de abnegação, dada a dificuldade financeira para tal empreitada. Em 1939, volta à Espanha e, na cidade de Calahorra, desempenha as funções de Administrador, Conselheiro de Província, Mestre em Teologia e Professor de Moral no Seminário da cidade, permanecendo assim até 1951.

1951 – 1957
Em 1951, retorna ao Estado de Goiás como Vicário Geral, exercendo, na época a função de Pároco da Cidade de Jataí. Três anos mais tarde assumiu as mesmas funções na Paróquia de Rio Verde. Paralelamente, embrenhou-se pelo interior do Estado como missionário. Vida difícil e cheia de desafios, mas com garra foi vencendo as distâncias, às vezes empoeiradas, às vezes lamacentas, a cavalo ou em ônibus de precárias condições, que aos solavancos chegava a lugarejos carentes de assistência de sacerdotes. Ali, além das palavras do evangelho, levava os Sacramentos e orientações gerais, deixando, quando partia, pessoas agradecidas e cheias do Espírito Santo.

1957 – 1967
Como a comunidade de religiosos agostinianos era pequena no Brasil, houve a unificação do Viacariato de Goiás com o de São Paulo, centralizando na Capital Paulista, em uma só sede as atividades religiosas, partindo dela as orientações para outras cidades. Assumiu assim o cargo de Superior do Vicariato nesta nova fase, período bastante trabalhoso para o homem empreendedor, que teve sob sua responsabilidade duas grandes propostas, apesar da situação financeira bastante adversa na ocasião:
O início da construção da Paróquia São Carlos Borromeu, projeto arrojado e de dimensões grandiosas, bem de acordo com o porte da Comunidade do Belém.
A construção do Colégio Agostiniano São José, que representou a marca do Apostolado Agostiniano de Ensino na Comunidade Paulistana.

O imóvel escolhido foi o prédio da Indústria “Moinho Santista”, localizado à Rua Marquês de Abrantes, 365. As primeiras negociações foram infrutíferas. Anos mais tarde, sob os cuidados do Padre Matías, reiniciaram-se as negociações. Com paciência, perseverança e fé em São José, a transação efetivou-se em condições especiais, bem acessíveis iniciando-se assim as reformas para adaptação do imóvel em escola, que desde 1960 não parou de crescer.

1967 – 1969
Retorna a Goiânia exercendo o cargo de Vigário Paroquial, voltando a São Paulo em 1969, onde se estabelece até 2004, trabalhando com muita dedicação em todos os setores em que era solicitada sua presença. Padre Matias desempenhou com a mesma garra e dedicação tanto funções que exigiam voz de comando como as mais simples, sem nunca esmorecer e com bastante humildade.

1969 – 1973
Superior do Centro Agostiniano, quando dirigiu, como Diretor Espiritual, os Cursilhos de Cristandade e várias atividades pastorais em São Paulo.

1973 – 1978
Reitor do Seminário Agostiniano Santo Agostinho em Bragança Paulista.

1978 – 1981
Superior e Vigário Paroquial do Santuário Santo Antônio em Campinas.

1982 – 1985
Vigário Paroquial da Paróquia São Carlos Borromeu em São Paulo.

1986 – 1989
Vigário Paroquial do Santuário Santo Antônio.

1989 – 1993
Trabalho pastoral no Colégio Agostiniano Mendel.

1993 – 1996
Vigário Paroquial, trabalhando com a pastoral dos enfermos e famílias da Paróquia São Carlos Borromeu.

1996 – 2000
Trabalho pastoral de assistência aos enfermos e famílias do Colégio Agostiniano São José.

2000 – 2004
Administrador do Colégio Agostiniano São José, sempre atendendo à pastoral dos enfermos e famílias, sua atividade prioritária.

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Jubileu – Homenagem Câmara Municipal de SP

Colégio Agostiniano São José é homenageado

A Câmara Municipal de São Paulo, dia 19 de Março, conferiu ao Colégio Agostiniano São José uma homenagem pelo seu Jubileu de Ouro.

Momento emocionante que reuniu a Comunidade Educativa de cinco décadas. Pessoas que testemunham mais um momento histórico na trajetória do Colégio.

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ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA INFÂNCIA.

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5 DICAS PARA ESCOLHER A ESCOLA PARA SEUS FILHOS.

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A Relação Família e Escola

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High School Program

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