Ensino Fundamental I

Preparando com ensino de qualidade

  • Sobre
  • Equipe
  • Proposta pedagógica
  • Cardápio

Horário de aulas

Alunos

1º Ano (Unidade III):

Manhã - 7h30min às 12h

Tarde - 13h30min às 18h

Alunos

2º ao 5º Ano (Unidade I):

Manhã - 7h15min às 11h45min

Tarde - 13h15min às 17h45min

Alunos

Sobre

O EF do CASJ tem como objetivo principal o pleno desenvolvimento das potencialidades intelectuais dos alunos, a capacidade de aprender, o despertar do gosto pelo conhecimento e o fortalecimento dos laços de solidariedade, dos princípios éticos, religiosos e de cidadania.

Os professores são qualificados e preparados para desenvolver a autonomia, a curiosidade e argumentação em seus alunos.

As crianças são estimuladas a desenvolver as competências que nortearão o caminho do aprendizado nos anos futuros. Além de uma educação sólida e de qualidade, a formação integral é priorizada e trabalhada com vivências e experiências do dia a dia.

Nesta fase, iniciamos a formalização do processo ensino aprendizagem. Noções conceituais são incorporadas ao repertório intelectual dos alunos.

O currículo é organizado por atividades que favorecem a utilização de diferentes linguagens, ampliação do vocabulário, interpretação e expressão crítica e reflexiva do mundo.

Portifólio
Alunos

Equipe

Diretor

Padre Javier García Martínez

Gerente Administrativo

Vagner de Oliveira Garcia

Coordenador Pedagógico

Patricia Chelotti - Ensino Fundamental 1ª Fase

Orientadores Pedagógicos

1º ano - Juliana Prietro Magalhães

2º ano - Renata Gonçalves Verdadeiro

3º ano - Bruna Bravo

4º ano - Daniella Cassiano Padovan Paiva

5º ano - Paula L. Andrade Cavalcanti Vilasboas

Alunos

Proposta pedagógica

A proposta pedagógica do Ensino Fundamental I entende que o aluno de seis a dez anos possui características próprias do seu desenvolvimento que devem ser levadas em conta para uma aprendizagem significativa.

Investigar, participar, questionar, relacionar, argumentar e interpretar são pressupostos básicos que fundamentam nossos objetivos educativos, inseridos em uma postura compromissada e disciplinada dos nossos educandos.

A equipe docente conta com professores pedagogos polivalentes e professores especialistas comprometidos em promover o desejo pelo conhecimento e a formação de valores que contribuam para o desenvolvimento da autonomia e da autoestima dos nossos alunos.

A formação do professor agostiniano é contínua e busca a excelência no modelo de uma relação interpessoal saudável e construtiva.

Alunos
Alunos

O material didático adotado, bem como a estrutura física das salas de aula privilegiam, como recurso, a utilização de tecnologias em que o papel do professor é o de mediador do conhecimento.

O currículo está fundamentado na concepção de aprendizagem que problematiza e vê as realidades na totalidade, contemplando o desenvolvimento de competências e habilidades, a formação de conceitos e o compromisso com a formação do ser humano capaz de enfrentar os problemas de seu tempo com ética e cidadania.

Os conteúdos das disciplinas são tratados de modo contextualizado e não mecanizado para que o aluno estabeleça relações entre o sujeito, objeto e o mundo, as situações, os fenômenos e as pessoas, por meio de ações e operações, mobilizando, articulando e aplicando intencionalmente o conhecimento.

A avaliação é um acompanhamento sistemático do desempenho escolar do aluno e auxilia o professor a reorientar o seu planejamento visando ao desenvolvimento pleno da aprendizagem. A equipe docente está capacitada a fazer dessa experiência um momento que contribua de forma positiva para toda a vida escolar do aluno.

Alunos
Alunos

A Plataforma Totvs é uma ferramenta utilizada para ampliação dos conteúdos trabalhados auxiliando no processo de aprendizagem dos alunos.

A prática educativa privilegia o desenvolvimento socioafetivo dos alunos em todos os momentos da rotina escolar. Durante o recreio, os alunos são acompanhados por uma equipe de auxiliares pedagógicas preparadas para orientá-los nas questões que envolvem a socialização. Sugerem jogos cooperativos, resgatam brinquedos e brincadeiras antigas, medeiam situações de conflito próprias da idade, observam e estimulam os alunos à alimentação saudável que também é oferecida como opção aos pais pela cantina do Colégio. A família é partícipe do processo de desenvolvimento e desempenho escolar do aluno, por meio de entrevistas individuais com a professora e ou orientadora educacional sempre que for necessário.

Cardápio (somente para o 1º ano)

Existem duas opções de lanche: - Primeira opção: as crianças trarão de casa o lanche intermediário, seguindo, preferencialmente, a orientação descrita no cardápio preparado pelo Colégio. Salientamos que não são permitidos: salgadinhos, chocolates e refrigerantes. O lanche deve estar sempre embrulhado e a bebida acondicionada em pequenas garrafas plásticas. – Segunda opção: adesão ao serviço de lanche do Colégio. A adesão será semestral e haverá um custo adicional, cujo pagamento será efetuado em duas parcelas, por meio de boleto bancário. Ressaltamos ainda que, em caso de desistência, não haverá reembolso. Para os calouros, o serviço de lanche poderá ser “experimental” no primeiro mês e será emitido um boleto com valor proporcional.

Alunos